Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/3027
Autor(es): Fiorillo, Celso Antonio Pacheco.
Ferreira, Renata Marques.
Título: Os fatos notórios em face das lides vinculadas ao meio ambiente digital na sociedade da informação
Título(s) alternativo(s): Outstanding facts in face of the leads linked to the digital environment in the information society
Data da publicação: 2020-12
Fonte de publicação: Revista de processo, v. 45, n. 310, p. 205-236, dez. 2020.
Editora: Revista dos Tribunais
Tipo: Artigo de revista
Resumo: Configurado dentro de uma realidade cultural influenciada pela doutrina europeia em contexto histórico absolutamente diferente da atual sociedade da informação, os fatos considerados notórios deixaram de ser entendidos como evidentes/publicamente sabidos em face do gigantesco uso de informações falsas propaladas pelas diferentes formas, processos e veículos atualmente existentes particularmente no âmbito do meio ambiente digital (fake news). Dessarte, e em obediência aos superiores princípios processuais asseguradores do devido processo legal em nosso Estado Democrático de Direito, todo e qualquer fato adstrito a lides vinculadas ao meio ambiente digital é necessariamente balizado pelas superiores regras constitucionais estruturantes do direito processual ambiental antes indicadas aplicando-se a superior regra constitucional de que a verdade dos fatos em que se funda uma ação ou mesmo uma defesa (inclusive “fatos notórios”) sempre admite prova em face do que estabelece o devido processo legal. Daí a duvidosa constitucionalidade do conteúdo indicado no art. 374/I do CPC aplicável ao direito processual ambiental.
Palavras-chave: Proteção ambiental
Sociedade da informação
Fake news
Devido processo legal
Desenvolvimento sustentável
Processo eletrônico
Notas: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia. Texto em português; resumos em português e inglês. O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado exclusivamente à dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material.
Aparece nas coleções:Revista de Processo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RePro_N310_P205-236.pdf
  Restricted Access
1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.