Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/3095
Autor : Toledo, Cláudia Mansani Queda de.
Palumbo, Lívia Pelli.
Título : O direito ao esquecimento e o atual entendimento do tribunal da cidadania do Brasil : o conflito entre o direito à informação e à memória coletiva e o direito à privacidade do condenado à luz do julgamento do REsp do caso Daniella Perez
Otros títulos : Right to oblivion and new position of the brazilian citizenship court : the conflict between the right to information and collective memory and the right of privacy of the condemned in the light of the REsp trial in the Daniella Perez case
Fecha de publicación : 2020-11
metadata.dc.publisher.source: Revista de direito constitucional e internacional, v. 28, n. 122, p. 125-154, nov./dez. 2020.
Editorial : Revista dos Tribunais
metadata.dc.type: Artigo de revista
Resumen : Este estudo é dedicado à análise do recente julgamento do STJ sobre o direito ao esquecimento, no Recurso Especial 1.736.803/RJ. A reflexão se coloca em torno do julgamento referido e dos desafios à proteção dos direitos da personalidade e aos modos qualificados de exercício da liberdade de expressão em todas as suas facetas. Parte dos clássicos modos de proteção do direito ao esquecimento, a demonstrar que a pretensão de ser esquecido passou a ocupar diversos outros espaços da vida civil e a interessar a todas as pessoas incluídas na dinâmica sociedade da informação, fato que se associa diretamente aos direitos da personalidade. Por meio de pesquisa bibliográfica, análise da legislação e da jurisprudência, assim como por via do estudo dos casos paradigmáticos, considerando a colisão com as liberdades de manifestação do pensamento, de comunicação e de informação de um lado, e, de outro, os direitos da personalidade, em especial, o direito à inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem da pessoa envolvida, que conformam o conteúdo do direito ao esquecimento, foram apresentados os modos de exercício, o âmbito de proteção, a natureza jurídica e o conteúdo desse direito no tempo e nos contextos em que foi equacionado. Como uma das soluções possíveis ao conflito, defende-se a ponderação dos direitos em conflito, conforme decisão recente do Tribunal da Cidadania no caso de reportagem jornalística sobre a vida atual da autora do crime de homicídio duplamente qualificado contra Daniella Perez.
Palabras clave : Superior Tribunal de Justiça (decisão judicial)
Direito ao esquecimento
Direitos da personalidade
Direito à informação
Direito à privacidade
Direito à proteção da honra
Decisão judicial
Alemanha
Estados Unidos
Suíça
metadata.dc.description.other: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia. Texto em português; resumos em português e inglês. O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado exclusivamente à dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material.
Aparece en las colecciones: REVISTA DE DIREITO CONSTITUCIONAL E INTERNACIONAL

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RDCI_N122_P125-154.pdf
  Restricted Access
270.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.