Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/3306
Autor(es): Mazzuoli, Valerio de Oliveira.
Título: Responsabilidade internacional dos Estados por epidemias e pandemias transnacionais : o caso da Covid-19 provinda da República Popular da China
Título(s) alternativo(s): International responsibility of States for transnational epidemics and pandemics : the case of Covid-19 from the People’s Republic of China
Data da publicação: 2020-04
Fonte de publicação: Revista de direito civil contemporâneo, v. 7, n. 23, p. 289-325, abr./jun. 2020.
Editora: Revista dos Tribunais
Tipo: Artigo de revista
Resumo: O estudo investiga a possibilidade de responsabilização internacional dos Estados por epidemias ou pandemias transnacionais, em especial o caso da Covid-19, que teve início na República Popular da China. O artigo analisa os regulamentos sanitários internacionais conjuntamente à Constituição da Organização Mundial de Saúde, para o fim de verificar sua obrigatoriedade aos Estados-partes. Posteriormente, analisa a jurisprudência da Corte Internacional de Justiça e a possibilidade de demandar a China perante este Tribunal Internacional, por não ter informado a sociedade internacional em tempo hábil e acarretado a pandemia da Covid-19 no mundo.
Palavras-chave: Epidemia
Pandemia
Responsabilidade
COVID-19
República Popular da China
Direito sanitário
Direito internacional público
Nações Unidas. Corte Internacional de Justiça
Notas: O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado exclusivamente a dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material.
Aparece nas coleções:REVISTA DE DIREITO CIVIL CONTEMPORÂNEO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RDCC_N23_P289-325.pdf
  Restricted Access
320.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.