Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/3321
Autor(es): Salgado, Bernardo.
Título: A frustração do fim do contrato no Direito Brasileiro
Título(s) alternativo(s): Frustration of purpose in Brazilian law
Data da publicação: 2020-04
Fonte de publicação: Revista de direito civil contemporâneo, v. 7, n. 23, p. 173-197, abr./jun. 2020.
Editora: Revista dos Tribunais
Tipo: Artigo de revista
Resumo: O Código Civil brasileiro apresenta lacuna no que diz respeito às hipóteses em que o contrato é afetado por circunstâncias sobrevindas entre a formação e a execução do negócio. Situações existem em que o evento superveniente, ainda que não provoque a efetiva impossibilidade da prestação, elimina do contrato a sua própria razão de ser, o propósito prático que animou a contratação, frustrando-se sua finalidade. Fala-se, nesse caso, em frustração do fim do contrato. O presente artigo se propõe a oferecer visão panorâmica a respeito do instituto da frustração do fim contratual, apresentando o conceito, os requisitos de aplicação, os efeitos que produz e, ao final, a base normativa que pode ser encontrada para o instituto no ordenamento jurídico.
Palavras-chave: Contrato
Direito civil
Notas: O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado exclusivamente a dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material.
Aparece nas coleções:REVISTA DE DIREITO CIVIL CONTEMPORÂNEO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RDCC_N23_P173-197.pdf
  Restricted Access
259.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.