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Autor(es): Silva, Carlos Mendes Monteiro da.
Brito, Dante Ponte de Brito.
Título: Há responsabilização dos influenciadores digitais pela veiculação de publicidade ilícita nas redes sociais?
Título(s) alternativo(s): Is there civil liability of digital influencers in the transmission of illicit advertising?
Data da publicação: 2021-01
Fonte de publicação: Revista de direito do consumidor, v. 30, n. 133, p. 205-221, jan./fev. 2021.
Editora: Revista dos Tribunais
Tipo: Artigo de revista
Resumo: Na era digital, com o uso intenso e massificado das redes sociais, surge a figura dos influenciadores digitais, que são sujeitos que possuem um papel de protagonismo nessas novas mídias. As empresas utilizam esses indivíduos para a divulgação de seus anúncios, inclusive, de forma implícita. Nesse cenário, indaga-se: deve haver responsabilização civil dos influenciadores digitais na veiculação de publicidade ilícita? O presente trabalho propõe uma discussão teórica a respeito dessa questão, e, para tanto, utiliza-se a doutrina em construção sobre o tema e também se faz um comparativo com o posicionamento jurisprudencial já adotado pelos Tribunais Superiores em relação às celebridades, por haver certa aproximação entre as temáticas. O consumidor merece proteção especial, inclusive, nesses casos.
Palavras-chave: Proteção e defesa do consumidor
Publicidade abusiva
Rede social
Responsabilidade civil
Reparação do dano
Notas: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia. Texto em português; resumos em português e inglês. O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado exclusivamente a dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material.
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