Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/3700
Autor(es): Supioni Junior, Claudimir.
Mendes, Felipe.
Título: As consequências decorrentes da ausência do reclamante à audiência: aspectos teóricos e práticos
Título(s) alternativo(s): Consequences due to the abstence of the claimant in court hearing: theoretical and practical issues
Data da publicação: 2020-11
Fonte de publicação: Revista de Direito do Trabalho e Seguridade Social, v. 46, n. 214, p. 93-110, nov./dez. 2020.
Editora: Revista dos Tribunais
Tipo: Artigo de revista
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo geral de investigar a constitucionalidade dos §§ 2º e 3º do artigo 844 da CLT, introduzidos pela Reforma Trabalhista, que preveem as consequências diante da ausência do reclamante à audiência una ou inaugural, bem como perquirir as possibilidades processuais de afastamento da aplicação dos dispositivos. As conclusões evidenciam a inconstitucionalidade dos preceitos legais e apontam para a possibilidade de o reclamante suscitar o instituto da justa causa processual, previsto no Código de Processo Civil, a fim de justificar o não comparecimento à audiência.
Palavras-chave: Audiência
Processo trabalhista
Reclamante
Acesso à justiça
Inconstitucionalidade
Notas: O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado a dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material. Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia. Texto em português; resumos em português e inglês.
Aparece nas coleções:Revista de Direito do Trabalho e Seguridade Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RDT_N214_P93_110.pdf
  Restricted Access
599.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.