Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/3920
Autor(es): Borges, Gustavo.
Filó, Maurício da Cunha Savino.
Título: Inovação e consumo: limites e possibilidades regulatórias a partir da análise do caso Buser
Título(s) alternativo(s): Innovation and consumption: regulatory limits and possibilities from the analysis of the Buser case
Data da publicação: 2020-09
Fonte de publicação: Revista de direito do consumidor, v. 29, n. 131, p. 241-269, set./out. 2020.
Editora: Revista dos Tribunais
Tipo: Artigo de revista
Resumo: O presente artigo objetiva discutir a temática da inovação e do direito, por meio do consumo. Nessa seara, estudou-se como a inovação se inseriu na ordem jurídica brasileira, assim como na agenda governamental, a partir da preocupação com a ciência e a tecnologia. Posteriormente, explicou-se como uma nova leitura – interdisciplinar – sobre a necessidade de regulação de questões que possam afetar direitos dos consumidores. Num cenário de complexidades, foram verificados casos emblemáticos que revelam conflituosidade entre direito do consumidor e inovação. Utilizou-se pesquisa bibliográfica, tendo como método de abordagem o hipotético-indutivo.
Palavras-chave: Uber (Empresa)
Direito do consumidor
Inovação tecnológica
Consumo
Transporte público individual
Notas: Inclui notas explicativas, bibliográficas, bibliografia e fontes adicionais de doutrina indicadas pelo editor. Texto em português; resumos em português e inglês. O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado exclusivamente a dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material.
Aparece nas coleções:Revista de Direito do Consumidor

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RDC_N131_P241_269.pdf
  Restricted Access
908.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.