Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/4032
Autor(es): Oliveira Filho, Reinaldo Rodrigues de.
Título: Paradigmas decisórios (tese jurídica) no Código de Processo Civil/2015: reflexões a partir do construtivismo lógico-semântico
Título(s) alternativo(s): Decisory paradigms (legal thesis) in civil process code/2015: reflections from logical-semantic constructivism
Data da publicação: 2021-03
Fonte de publicação: Revista de direito constitucional e internacional, v. 29, n. 124, p. 79-104, mar./abr. 2021.
Editora: Revista dos Tribunais
Tipo: Artigo de revista
Resumo: O estudo propõe desenvolver reflexões acerca do sistema de formação de decisões vinculativas previsto nos arts. 926 e 927 do CPC, notadamente a construção da tese jurídica. Para tanto, promove-se a aproximação investigativa a partir de categorias extraídas da teoria geral do direito e do recorte teórico adotado pelo modelo construtivista de compreensão do universo do direito. Com intuito de enriquecer e corroborar os argumentos expostos no presente artigo, foram colacionadas informações por meio de pesquisas em obras e trabalhos da literatura jurídica nacional e estrangeira.
Palavras-chave: Código de Processo Civil - 2015
Paradigmas decisórios
Teoria geral do direito
Construtivismo lógico-semântico
Notas: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia. Texto em português; resumos em português e inglês. O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado exclusivamente a dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material.
Aparece nas coleções:REVISTA DE DIREITO CONSTITUCIONAL E INTERNACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RDCI_N124_P79_104.pdf
  Restricted Access
733.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.