Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/4089
Autor(es): Schinemann, Caio César Bueno.
Título: Do processo coletivo ao processo estrutural: a superação do conceito tradicional de tutela coletiva
Título(s) alternativo(s): From class actions to structural injunctions: overcoming the traditional concept of collective procedural
Data da publicação: 2021-04
Fonte de publicação: Revista de processo, v. 46, n. 314, p. 229-248, abr. 2021.
Editora: Revista dos Tribunais
Tipo: Artigo de revista
Resumo: Este estudo propõe a adoção de decisões estruturantes na jurisdição brasileira como instrumento de tutela jurisdicional de direitos fundamentais. São estruturantes as decisões por meio das quais se busca a reestruturação de determinada organização social ou política pública, com o objetivo de concretizar direitos fundamentais ou interesses socialmente relevantes. Para tanto, empreende-se construção teórica própria da noção de processo coletivo que deve circundar os processos estruturais, considerando a inadequação do modelo tradicional. O bem jurídico a ser provido pelas decisões estruturantes também é objeto de construção teórica própria, estabelecendo o que foi denominado “tutela jurisdicional pública”, em contraposição à vertente privada.
Palavras-chave: Supremo Tribunal Federal
Jurisprudência
Tutela jurisdicional
Decisão judicial
Políticas públicas
Controle judicial
Interesse individual homogêneo
Interesse coletivo
Notas: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia. Texto em português; resumos em português e inglês. O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado exclusivamente à dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material.
Aparece nas coleções:Revista de Processo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RePro_N314_P229_248.pdf
  Restricted Access
574.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.