Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/4140
Autor(es): Abboud, Georges.
Título: As técnicas de padronização das decisões judiciais e a vinculação de juízes e tribunais: a (in)constitucionalidade da vinculação prevista no CPC
Título(s) alternativo(s): The standardization techniques of judicial decisions and the binding of judges and courts in the Brazilian civil proceeding: the (un)constitutionality of the binding jurisprudence provided in the Brazilian civil procedure Code
Data da publicação: 2021-04
Fonte de publicação: Revista de processo, v. 46, n. 314, p. 301-313, abr. 2021.
Editora: Revista dos Tribunais
Tipo: Artigo de revista
Resumo: O presente artigo argumentará pela inconstitucionalidade das técnicas de padronização jurisprudenciais e sua respectiva vinculação, prevista em especial no artigo 927 do CPC, em vista de uma perspectiva epistemológica de um juiz independente em uma democracia constitucional e as marcantes diferenças estruturais e culturais entre os modelos de civil law e common law.
Palavras-chave: Decisão judicial
Normalização
Precedente judicial
Efeito vinculante
Juiz
Poderes e atribuições
Notas: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia. Texto em português; resumos em português e inglês. O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado exclusivamente à dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material.
Aparece nas coleções:Revista de Processo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RePro_N314_P301_313.pdf
  Restricted Access
438.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.