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Autor(es): Oñoro, Carmen dos Santos.
Spexoto, Mario Eduardo Bernardes.
Título: Educar para libertar: a educação por meio da leitura e a incessante busca pela ressocialização dos presos
Título(s) alternativo(s): Educate to release: education through reading and the increasing search for the resocialization of prisoners
Data da publicação: 2020-09
Fonte de publicação: Revista de direito constitucional e internacional, v. 28, n. 121, p. 13-30, set./out. 2020.
Editora: Revista dos Tribunais
Tipo: Artigo de revista
Resumo: O direito à educação é componente do mínimo existencial, indispensável à garantia do princípio da dignidade da pessoa humana e base para assegurar direitos fundamentais introduzidos no ordenamento jurídico pela Constituição Federal de 1988. Através de sua efetivação o indivíduo se torna senhor de sua consciência crítica, que o guiará por caminhos escolhidos livremente. A leitura enquanto instrumento essencial à realização da educação cumpre papel fundamental nessa formação do indivíduo, especialmente daqueles que estão expostos à situação de crise, como no caso da população carcerária. Nesse contexto surge a remição penal pela leitura, instrumento de política criminal e penitenciária tendente à efetivação do direito à educação do preso e promessa de prevenção especial positiva.
Palavras-chave: Direito à educação
Educação de preso
Remissão penal
Notas: Inclui notas explicativas, bibliográficas, bibliografia e fontes adicionais de doutrina indicadas pelo editor. Texto em português; resumos em português e inglês. O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado exclusivamente a dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material.
Aparece nas coleções:REVISTA DE DIREITO CONSTITUCIONAL E INTERNACIONAL

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