Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/5234
Autor(es): Galleazzo, Alan Ricardo Sampaio
Lopes, Bruno Henrique
Hack, Marilza Stadler de Campos
Ferreira, Renan Barbosa Lopes
Título: Sistema Penitenciário e suas dimensões sistêmicas
Data da publicação: 2020
Fonte de publicação: ESPEN/PR
Tipo: Livro - ESPEN
Resumo: Este artigo discute uma novidade promovida pela Lei n.º 13.964/2019 conhecida como Pacote anticrime à Lei de Execução Penal em relação a coleta obrigatória de material genético. Portanto, é realizado uma análise do princípio da não autoincriminação. Dispondo se foi superada o debate sobre a inconstitucionalidade por supostamente violação ao referido princípio. Com o advento da Lei 12.654/12, passou a ser obrigatório a identificação do perfil genético conforme inclusão ao artigo 9º-A da LEP. Trata-se, de intervenções corporais que requerem a coleta de organismo humano, resultando na utilização para inclusão nos bancos de dados sigilosos, conforme regulamento a ser disposto pelo Poder Executivo. Adotou-se a pesquisa do tipo exploratória com o objetivo de delimitar o campo de estudo dando maior familiaridade ao tema.
Palavras-chave: Fundamentos da Prisão e da Pena
Sistema penitenciário
Coleta obrigatória de DNA
Pacote Anticrime e Constitucionalidade
Notas: Inclui notas explicativas, bibliográficas e fontes adicionais indicadas pelo editor. Texto em português. O acesso aos artigos da ESPEN é público. Compete a Escola Nacional de Serviços Penais disponibilizar itens relacionados à temática penal na Biblioteca Digital, sendo que a curadoria digital é homologada pela Biblioteca do MJSP.
Descrição fisica: 111 p.
Aparece nas coleções:Fundamentos da Prisão e da Pena

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Livro Sistema Penitenciário e suas dimensões sistêmicas - ESPEN_PR.pdf6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.