Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/5248
Autor : Siqueira, Stephenson Adolpho Athayde
Título : Segurança Orgânica: Emprego do Videomonitoramento nas Penitenciárias Federais
Fecha de publicación : 2019
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - ESPEN
Resumen : No início da implantação dos setores de videomonitoramento nas Penitenciárias Federais com a aquisição de aparatos tecnológicos de câmeras e sistemas de detecção de movimento, ficou evidente, principalmente para o operador, a necessidade de direcionar, dentro de uma imensidão de câmeras, para onde olhar, e nas pesquisas das observações empíricas registradas nos setores de videomonitoramento, através das movimentações dos seus principais atores, de um lado os presos, e de outro os servidores, que esse fluxo não verbal, vinculados a normativos de procedimentos e protocolos, foi o direcionamento desse foco, partindo do princípio que essa vigilância rigorosa desestimula as condutas, dos indivíduos presos que estão vinculados as concepções ideológicas de organizações criminosas, mantendo sempre esse controle de acordo com a dignidade humana, para o seu retorno da custódia federal, ao seu sistema prisional de origem, para dar continuidade ao tratamento penitenciário estadual com a finalidade precípua da sua recuperação.
Palabras clave : Sistema Penitenciário Federal
Protocolo
Videomonitoramento
Cognitivo
metadata.dc.description.other: Inclui notas explicativas, bibliográficas e fontes adicionais indicadas pelo editor. Texto em português. O acesso aos artigos da ESPEN é público. Compete a Escola Nacional de Serviços Penais disponibilizar itens relacionados à temática penal na Biblioteca Digital, sendo que a curadoria digital é homologada pela Biblioteca do MJSP.
metadata.dc.description.physical: 35 p.
Aparece en las colecciones: Sistema Penitenciário Federal

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC SEGURANÇA ORGÂNICA Emprego do Videomonitoramento nas penitenciárias federais.pdf1.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.