Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/5257
Authors: José, Gesilane de Oliveira Maciel
Torres, Eli Narciso da Silva
Title: Docência no Sistema Penitenciário: O Que as Narrativas de Professores Revelam Sobre a Educação de Adultos Privados de Liberdade
Issue Date: 2019
metadata.dc.type: Artigo - ESPEN
Abstract: Este artigo procura demonstrar as especificidades da oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas inseridas em prisões, conforme previsto na Lei de Execução Penal (LEP), como uma das assistências necessárias para promover a integração social do apenado. O objetivo foi analisar a função docente a partir de narrativas de professores que lecionam em escolas inseridas no sistema penitenciário. Para isso, foram realizadas entrevistas com docentes de diferentes municípios do estado de Mato Grosso do Sul. Nesse contexto, a análise indicou que o(a) professor(a) procura desempenhar suas atividades pedagógicas, imerso numa constante busca de atribuir novos significados à atividade que desenvolve.
Keywords: Assistência na Execução Penal
Função Docente
Educação de Privados de Liberdade
Professor e Sistema Penitenciário
Escola na Prisão
EJA no Âmbito do Sistema Penitenciário
metadata.dc.description.other: Inclui notas explicativas, bibliográficas e fontes adicionais indicadas pelo editor. Texto em português. O acesso aos artigos da ESPEN é público. Compete a Escola Nacional de Serviços Penais disponibilizar itens relacionados à temática penal na Biblioteca Digital, sendo que a curadoria digital é homologada pela Biblioteca do MJSP.
metadata.dc.description.physical: 19 p.
Appears in Collections:Assistências na Execução Penal

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_Docência no sistema penitenciário.pdf865.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.