Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/5257
Autor(es): José, Gesilane de Oliveira Maciel
Torres, Eli Narciso da Silva
Título: Docência no Sistema Penitenciário: O Que as Narrativas de Professores Revelam Sobre a Educação de Adultos Privados de Liberdade
Data da publicação: 2019
Tipo: Artigo - ESPEN
Resumo: Este artigo procura demonstrar as especificidades da oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas inseridas em prisões, conforme previsto na Lei de Execução Penal (LEP), como uma das assistências necessárias para promover a integração social do apenado. O objetivo foi analisar a função docente a partir de narrativas de professores que lecionam em escolas inseridas no sistema penitenciário. Para isso, foram realizadas entrevistas com docentes de diferentes municípios do estado de Mato Grosso do Sul. Nesse contexto, a análise indicou que o(a) professor(a) procura desempenhar suas atividades pedagógicas, imerso numa constante busca de atribuir novos significados à atividade que desenvolve.
Palavras-chave: Assistência na Execução Penal
Função Docente
Educação de Privados de Liberdade
Professor e Sistema Penitenciário
Escola na Prisão
EJA no Âmbito do Sistema Penitenciário
Notas: Inclui notas explicativas, bibliográficas e fontes adicionais indicadas pelo editor. Texto em português. O acesso aos artigos da ESPEN é público. Compete a Escola Nacional de Serviços Penais disponibilizar itens relacionados à temática penal na Biblioteca Digital, sendo que a curadoria digital é homologada pela Biblioteca do MJSP.
Descrição fisica: 19 p.
Aparece nas coleções:Assistências na Execução Penal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_Docência no sistema penitenciário.pdf865.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.