Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.mj.gov.br/handle/1/5353
Autor(es): | Bolsonaro, Luiz Paulo Leite. Vilarinho, Tatiane Ferreira. Hamada, Hélio Hiroshi. |
Título: | Análise dos currículos dos cursos de formação de oficiais policiais militares do Brasil |
Título(s) alternativo(s): | Analysis of syllabi of training courses for military police officers in Brazil |
Data da publicação: | 2021-01 |
Fonte de publicação: | Revista do Susp, v. 1, n. 1, p. 95-111, jan./jun. 2021. |
Editora: | SUSP |
Tipo: | Artigo de revista |
Resumo: | Este artigo investigou a composição das malhas curriculares dos cursos de formação de oficiais das Polícias Militares no Brasil. Especificamente, analisaram-se as disciplinas que compõem os currículos de cada academia e mapeou-se a composição curricular conforme as definições da Matriz Curricular Nacional (MCN). Foi realizado levantamento nacional junto às instituições de ensino policial militar, para obter o currículo de cada instituição. Observou-se que grande parcela de matérias práticas policiais e jurídicas compreende os currículos de formação dos oficiais. Pode-se inferir também que a maioria das instituições de ensino têm suas malhas curriculares influenciadas pela MCN. |
Palavras-chave: | Ensino policial militar Educação profissional Currículo Matriz Curricular Nacional |
Notas: | Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia. Texto em português, resumos em português e inglês. |
Aparece nas coleções: | Revista do Sistema Único de Segurança Pública |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rev. Susp_N1_P95_111.pdf | 348.11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.