Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/5353
Autor(es): Bolsonaro, Luiz Paulo Leite.
Vilarinho, Tatiane Ferreira.
Hamada, Hélio Hiroshi.
Título: Análise dos currículos dos cursos de formação de oficiais policiais militares do Brasil
Título(s) alternativo(s): Analysis of syllabi of training courses for military police officers in Brazil
Data da publicação: 2021-01
Fonte de publicação: Revista do Susp, v. 1, n. 1, p. 95-111, jan./jun. 2021.
Editora: SUSP
Tipo: Artigo de revista
Resumo: Este artigo investigou a composição das malhas curriculares dos cursos de formação de oficiais das Polícias Militares no Brasil. Especificamente, analisaram-se as disciplinas que compõem os currículos de cada academia e mapeou-se a composição curricular conforme as definições da Matriz Curricular Nacional (MCN). Foi realizado levantamento nacional junto às instituições de ensino policial militar, para obter o currículo de cada instituição. Observou-se que grande parcela de matérias práticas policiais e jurídicas compreende os currículos de formação dos oficiais. Pode-se inferir também que a maioria das instituições de ensino têm suas malhas curriculares influenciadas pela MCN.
Palavras-chave: Ensino policial militar
Educação profissional
Currículo
Matriz Curricular Nacional
Notas: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia. Texto em português, resumos em português e inglês.
Aparece nas coleções:Revista do Sistema Único de Segurança Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rev. Susp_N1_P95_111.pdf348.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.