Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/5402
Autor(es): Leite, Fabiana de Lima
Título: Agenda legislativa para a política de alternativas penais
Título(s) alternativo(s): Intervenção penal mínima, desencarceradora e restaurativa.
Data da publicação: 2016
Fonte de publicação: DEPEN - Departamento Penitenciário Nacional
Tipo: Manual - ESPEN
Resumo: De forma superficial, pontual e imediatista, a ampliação do arcabouço normativo punitivo e a alteração de normas já existentes, em regra no sentido de restringir direitos, ampliar o tempo das penas e criar novos tipos penais, assim como as intervenções cunhadas no tripé polícia-judiciário-prisão, ainda permanecem como as principais medidas exigidas pela opinião pública e oferecidas por grande parte do corpo político para responder à demanda por mais segurança pública e justiça criminal. Diante deste cenário, vislumbra-se necessário e urgente posicionar-se mais objetiva e sistematicamente em relação às propostas legislativas hoje em voga e, ademais, estabelecer uma agenda legiferante própria, condizente com a atual diretriz adotada em relação à política penal e, mais especificamente, à política de alternativas penais, contrapondo-se à inflação legislativa meramente quantitativa e midiática.
Palavras-chave: Alternativas Penais
Sistema Prisional
Agenda Legislativa
Desencarceramento
Notas: Inclui notas explicativas, bibliográficas e fontes adicionais indicadas pelo editor. Texto em português. O acesso aos artigos da ESPEN é público. Compete a Escola Nacional de Serviços Penais disponibilizar itens relacionados à temática penal na Biblioteca Digital, sendo que a curadoria digital é homologada pela Biblioteca do MJSP.
Descrição fisica: 61 p.
Aparece nas coleções:Alternativas Penais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
agendalegislativaparaapoliticadealternativaspenais.pdf1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.