Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/6140
Autor(es): Broeto, Filipe Maia.
Título: A (in)constitucionalidade da apreensão de veículo automotor por não pagamento de IPVA: uma análise à luz do princípio do não confisco e da proteção do direito à propriedade
Título(s) alternativo(s): The (in) constitutionality of motor vehicle seizure for non-payment of IPVA: an analysis in the light of the principle of non-confiscation and protection of the right to property
Data da publicação: 2020-07
Fonte de publicação: Revista de direito tributário contemporâneo, v. 5, n. 25, p. 85-102, jul./ago. 2020
Editora: Revista dos Tribunais
Tipo: Artigo de revista
Resumo: O presente artigo tem por escopo problematizar a (in)constitucionalidade da apreensão de veículo automotor por não pagamento de Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), fazendo-se uma análise à luz do princípio do não confisco e do direito à propriedade. Na abordagem, discorre-se sobre as principais características do IPVA; sobre o princípio do “não confisco” e seu alcance semântico; para, por fim, questionar-se a legitimidade constitucional na medida coercitiva estatal adotada naqueles casos em que o contribuinte, sujeito passivo da relação tributária, deixa de recolher o imposto respectivo (IPVA).
Palavras-chave: Imposto
Direito de propriedade
Vedação ao confisco
Notas: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia. Texto em português. Resumos em português e inglês. “O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado exclusivamente a dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material.”
Aparece nas coleções:Revista de Direito Tributário contemporâneo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RDTC_N25_P85-102.pdf586.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.