Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/6924
Autor(es): Costa, Valterlei A. da.
Costa, Vivian Carla da.
Título: Normas gerais em matéria tributária
Título(s) alternativo(s): General norms on tax matter
Data da publicação: 2021-04
Fonte de publicação: Revista de direito tributário contemporâneo, v. 6, n. 29, p. 209-243, abr./jun. 2021
Editora: Revista dos Tribunais
Tipo: Artigo de revista
Resumo: Este artigo propõe uma interpretação do art. 146, III, a, da CF/88, que lhe atribua significação e reconheça a função da lei complementar para estabelecer normas gerais, principalmente sobre fatos geradores, bases de cálculo e contribuintes dos impostos, sem, contudo, desconsiderar a discriminação de rendas. Para tanto, aquiesce terem as palavras significados extra constitucionais, encontrados pela observação de seu uso, para, só então, dar-lhes o formato de conceitos constitucionais, via delimitação negativa, empreendida por cotejo com outros dispositivos. Esse processo, no entanto, não é exaustivo, restando espaço à atuação do legislador complementar, dentro da moldura interpretativa, tendo em vista a uniformização e a padronização.
Palavras-chave: Legislação tributária
Lei complementar
Lógica jurídica
Proposição legislativa
Hermenêutica
Princípio da segurança jurídica
Federação
Natureza fiscal
Notas: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia. Texto em português. Resumos em português e inglês. “O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado exclusivamente a dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material.”
Aparece nas coleções:Revista de Direito Tributário contemporâneo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RDTC _N29_P209-243.pdf336.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.