Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/6984
Autor(es): Siqueira, Ivy Antunes.
Título: As empresas estatais prestadoras de serviço público e a imunidade do artigo 150, VI, A, da Constituição da República
Título(s) alternativo(s): Stated-owned companies and government-controlled companies and the tax immunity of the article 150, VI, “A” of the Republic Constitution
Data da publicação: 2020-11
Fonte de publicação: Revista de direito tributário contemporâneo, v. 5, n. 27, p. 39-54, nov./dez. 2020
Editora: Revista dos Tribunais
Tipo: Artigo de revista
Resumo: Por força do sistema federativo, bem como do princípio da isonomia, é indiscutível que União, Estados, Distrito Federal e Municípios fazem jus à imunidade tributária recíproca, na redação expressa do artigo 150, VI, a, da Constituição da República (CR). O presente estudo pretende concluir que, embora constituídas e regidas por normas de direito privado, as empresas públicas e as sociedades de economia mista também podem ser alcançadas pela imunidade tributária quando executam serviços públicos de competência estatal sem exploração de atividade econômica, sem que isso configure o tratamento privilegiado de que trata o artigo 173, § 2º, da CR.
Palavras-chave: Supremo Tribunal Federal (STF)
Imunidade tributária
Tributação
Outorga
Serviço público
Descentralização administrativa
Notas: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia. Texto em português. Resumos em português e inglês. “O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado exclusivamente a dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material.”
Aparece nas coleções:Revista de Direito Tributário contemporâneo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RDTC_N27_P39-54.pdf579.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.