Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/7054
Autor(es): Haddad, Ricardo Nussrala,
Título: A não incidência do IPI-importação sobre o Imposto de Importação (II), taxas e encargos cambiais: não recepção das alíneas a, b e c, do Inciso I, do art. 47 do CTN
Título(s) alternativo(s): Non-taxation of IPI-importação on import tax (II), fees and exchange charges: the non recive of the paragraphs “a”, “b” and “c” of the Item I of Art. 47, CTN
Data da publicação: 2020-11
Fonte de publicação: Revista de direito tributário contemporâneo, v. 5, n. 27, p. 197-213, nov./dez. 2020
Editora: Revista dos Tribunais
Tipo: Artigo de revista
Resumo: As alíneas “a”, “b” e “c” do inciso I do art. 47 do Código Tributário Nacional, que estabelecem a incidência do IPI-importação sobre o Imposto de Importação (II), as taxas e os encargos cambiais devidos pelo importador não foram recepcionadas pela Constituição Federal, art. 153, IV. É que o conteúdo normativo da expressão “produtos industrializados” não admite a tributação de grandeza não inerente à hipótese de incidência constitucionalmente prevista.
Palavras-chave: Imposto sobre produtos industrializados
Imposto de importação
Competência tributária da União
Notas: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia. Texto em português. Resumos em português e inglês. “O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado exclusivamente a dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material.”
Aparece nas coleções:Revista de Direito Tributário contemporâneo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RDTC_N27_P197-213.pdf575.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.