Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/7335
Autor(es): Rebouças, Rodrigo Fernandes.
Título: Corretagem no direito brasileiro
Título(s) alternativo(s): Brazilian law brokerage
Data da publicação: 2020-10
Fonte de publicação: Revista de Direito Privado, v. 21, n. 106, p. 83-99, out./dez. 2020
Editora: Revista dos Tribunais
Tipo: Artigo de revista
Resumo: Pelo presente artigo, será analisado o contrato de corretagem no direito brasileiro, em especial o contrato de corretagem livre, assim entendido como aquele regulado pelos artigos 722 a 729 do Código Civil e sem limitação legal de atuação pelos interessados. Buscaremos avaliar o seu conceito e respectiva natureza jurídica, além dos principais direitos e obrigações das partes contratantes e dos corretores, realizando uma especial avaliação da corretagem com exclusividade prevista na segunda parte do artigo 726. Finalmente, serão tratadas as consequências e causas de extinção do contrato, além de dois breves estudos de caso que julgamos ser interessantes para a solução das principais controvérsias contemporâneas envolvendo o contrato de corretagem.
Palavras-chave: Contrato de corretagem
Direito brasileiro
Contrato de corretagem livre
Consequências e causas de extinção do contrato
Notas: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia. Texto em português. Resumos em português e inglês. “O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado exclusivamente a dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material.”
Aparece nas coleções:Revista de Direito Privado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RDPriv_N106_P83-99.pdf
  Restricted Access
576.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.