Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/7593
Authors: Machado, Talles Amaral.
Vilalta, Luís Antônio.
Title: A comunidade virtual de prática e o moderador na Academia Nacional de Polícia: novas perspectivas de aprendizagem
Other Titles: Virtual community of practice and the moderator in the National Police Academy: new perspectives of learning
Comunidad virtual de práctica y el moderador en la Academia Nacional de Polícia: nuevas perspectivas de aprendizaje
Issue Date: 2019-01
metadata.dc.publisher.source: Revista brasileira de ciências policiais, v. 10, n. 1, p. 141-168, jan./jun. 2019
Publisher: Academia Nacional de Polícia
metadata.dc.type: Artigo de revista
Abstract: O presente artigo contribui para a discussão acerca da necessidade de reconhecimento oficial das comunidades virtuais de prática (VCOP) como eventos de educação continuada, e o moderador comunitário como atividade de magistério perante a Academia Nacional de Polícia. A pesquisa, de natureza qualitativa e caráter exploratório abordou a aprendizagem como ação estratégica na Polícia Federal e aspectos gerais envolvendo as comunidades. Dentre as VCOPs analisadas, constatou-se a presença de VCOPs ativas e inativas, sendo apontado como fator crítico o patrocínio de setores estratégicos da Polícia Federal. Aspectos organizacionais das VCOPs e a sua aplicação como modo de exercício de atribuições funcionais relacionadas à aprendizagem nos setores estratégicos da Polícia Federal são apresentados como potencialidades das comunidades. Ao final, são apresentadas as lacunas normativas e as suas implicações, cuja formalização poderá impactar positivamente nas ações educacionais.
Keywords: Policial
Formação profissional
Educação continuada
Aplicação de computador
metadata.dc.description.other: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia.
Appears in Collections:Revista Brasileira de Ciências Policiais - RBCP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RBCP_N10_P141-168.pdf3.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.