Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/7634
Authors: Ferreira, Luís Henrique Costa.
Title: A Prestação do Serviço de Investigação Criminal: um estudo para a aplicação da gestão por processo - business process management (bpm)
Other Titles: Provision of criminal investigation service: a study for the application of the process management - Business Process Management (BPM)
Prestación del servicio de investigación criminal: un estudio para la aplicación de la gestión por proceso - Business Process Management (BPM)
Issue Date: 2018-07
metadata.dc.publisher.source: Revista brasileira de ciências policiais, v. 9, n. 2, p. 13-42, jul./dez. 2018
Publisher: Academia Nacional de Polícia
metadata.dc.type: Artigo de revista
Abstract: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa aplicada que teve por objetivo entender o uso das técnicas de Gestão por Processo no gerenciamento da investigação criminal conduzida por uma delegacia de polícia judiciária. Para tanto a investigação criminal é vista como um Processo de Negócio. O local do estudo foi a Segunda Delegacia Territorial – 2ª DT, do Departamento de Polícia Metropolitana da estrutura da Polícia Civil do Estado da Bahia. O período de pesquisa foi do mês de janeiro do ano de 2017 até o mês de maio do ano de 2018. Para testar a hipótese da viabilidade da aplicação prática das técnicas de gestão por processo na investigação criminal e identificar as vantagens provenientes desse uso, foi utilizado o seguinte procedimento metodológico: a) concepção de um modelo para o procedimento de investigação de um delito selecionado; b) colocação do modelo de processo em uso prático, d) avaliação dos resultados obtidos e compara-los com a situação anterior. A conclusão aponta para vanta-gens significativas na implantação das técnicas de gestão por processo na administração da prestação do serviço de investigação criminal.
Keywords: Investigação criminal
Polícia Judiciária
Atividades
Gestão de processos
Administração pública
metadata.dc.description.other: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia.
Appears in Collections:Revista Brasileira de Ciências Policiais - RBCP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RBCP_N9_P13-42.pdf3.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.