Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/7645
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLopes, Alan de Oliveira.pt_BR
dc.date.accessioned2022-09-28T16:13:03Z-
dc.date.available2022-09-28T16:13:03Z-
dc.date.issued2018-07-
dc.identifier.urihttp://dspace.mj.gov.br/handle/1/7645-
dc.description.abstractO objetivo do artigo é demonstrar como os peritos criminais federais tem utilizado técnicas da engenharia de custo para prover estimativas de ocorrência de superfaturamento na contratação e execução de obras públicas no Brasil no âmbito de investigações policiais de crimes financeiros e de corrupção em contratos governamentais, mais precisamente em serviços e obras de engenharia nos quais recai a competência da Polícia Federal. São fraudes de natureza complexa que ensejam exames trabalhosos, que já vem sendo realizados há pelo menos 20 anos na Polícia Federal. O Serviço de Perícias de Engenharia – SEPENG do Instituto Nacional de Criminalística – INC (órgão central de perícias da Polícia Federal Brasileira), baseado nessa experiência, tem elaborado normas técnicas internas para uso de todas as equipes de peritos na elaboração dessas perícias. Nesses normativos, apresenta-se uma metodologia de cálculo dos diversos tipos de superfaturamento já identificados visando uniformizar termos técnicos e formulações matemáticas, de modo a proporcionar maior padronização nos trabalhos produzidos no âmbito da Polícia Federal e nas operações conjuntas com órgãos de controle como o Tribunal de Contas da União – TCU e a Controladoria-Geral da União – CGU. Todo esse processo de pesquisa levou a definição de conceito de superfaturamento de obras públicas até então inexistente na literatura e na legislação. Dentre os avanços alcançados tem-se a inserção das diretrizes do conceito desenvolvido no âmbito da Polícia Federal no texto da Lei 13.303/2016, a chamada Lei das Estatais. Como referencial empírico apresenta-se estudo de caso da operação policial denominada Caixa-Preta, relativa à investigação de fraudes em 12 (doze) contratos de obras de infraestrutura aeroportuárias, na qual se conseguiu estimar a ocorrência de superfaturamento de aproximadamente US$ 500.000.000,00 - quinhentos milhões de dólares norte-americanos - ano base, 2009.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherAcademia Nacional de Políciapt_BR
dc.subjectSuperfaturamentopt_BR
dc.subjectObras públicaspt_BR
dc.subjectCorrupçãopt_BR
dc.subjectPeríciapt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titleSuperfaturamento de contratos governamentais de serviços de engenharia de construção - Estudo de caso da Operação caixa-preta - 2009pt_BR
dc.title.alternativeOverbilling of government contracts for engineering servicespt_BR
dc.title.alternativeSobrefacturación de contratos gobernamentales para servicios de ingenieríapt_BR
dc.typeArtigo de revistapt_BR
dc.publisher.sourceRevista brasileira de ciências policiais, v. 9, n. 2, p. 71-109, jul./dez. 2018pt_BR
dc.description.otherInclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia.pt_BR
Appears in Collections:Revista Brasileira de Ciências Policiais - RBCP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RBCP_N9_P71-109.pdf5.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.