Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/7856
Autor : Minervino, Aline C.
Silva Júnior, Ronaldo C. da.
Malta, Alberto E. A.
Becker, Cláudia M. S.
Malaghini, Marcelo.
Título : Projeto de coleta de amostra de condenados: incremento do auxílio a investigações e a justiça
Otros títulos : Project of collecting samples of convicts: increase in aid for investigations and justice biometrics and its applications
Proyecto de recogida de muestras de condenados: incremento de ayudas a la investigación y la justicia
Fecha de publicación : 2020-09
metadata.dc.publisher.source: Revista brasileira de ciências policiais, v. 11, n. 3, p. 69-89, set./dez. 2020
Editorial : Academia Nacional de Polícia
metadata.dc.type: Artigo de revista
Resumen : A legislação brasileira determina que indivíduos devem ser obrigatoriamente incluídos nos Bancos de Perfis Genéticos nos casos de condenações por crimes hediondos ou de violência de natureza grave contra a pessoa. Até o ano de 2017, pouco mais de dois mil indivíduos tiveram seus perfis genéticos inseridos nestes bancos. No entanto, estima-se que, à época, 137.600 indivíduos deveriam estar identificados pelo perfil genético no Brasil. Visando o cumprimento da legislação vigente, no início de 2018, o Projeto de Coleta de Amostra de Condenados foi iniciado. O objetivo deste era cadastrar em bancos de perfis genéticos mais de 68 mil condenados, bem como promover a integração entre os Laboratórios Forenses de DNA do Brasil. Como resultado do trabalho implementado, houve um crescimento de mais de 2621% no cadastramento de perfis genéticos de condenados na Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos - RIBPG (2.008 em 29 de novembro de 2017, comparados com 54.657 em 29 de novembro de 2019). Este crescimento expressivo também resultou em um aumento notável no número de coincidências (376 em 29 de novembro de 2017, comparados com 1.184 em 29 de novembro de 2019), sucedendo em um importante incremento nas investigações auxiliadas pelo uso de bancos de dados de perfis genéticos. Cita-se, por exemplo, a resolução do crime sexual e assassinato da garota Rachel Genofre, onze anos após a ocorrência do delito.
Palabras clave : Identificação criminal
Banco de dados pessoais
Utilização
Sanção penal
Banco de dados
Investigação criminal
Metodologia
Perícia (Processo Penal)
metadata.dc.description.other: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia.
Aparece en las colecciones: Revista Brasileira de Ciências Policiais - RBCP

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RBCP_N3_P69-89.pdf3.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.