Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/8128
Autor(es): Angelo, Rafael Ferro.
Título: Segurança multidimensional nas fronteiras brasileiras: a capacidade disruptiva do programa V.I.G.I.A
Título(s) alternativo(s): Multidimensional security on brazilian borders: the disruptive capacity of the V.I.G.I.A. program
Seguridad multidimensional en las fronteras brasileñas: la capacidad disruptiva del programa V.I.G.I.A.
Data da publicação: 2022-09
Fonte de publicação: Revista brasileira de ciências policiais, v. 13, n. 10, p. 355-394, set./dez. 2022
Editora: Academia Nacional de Polícia
Tipo: Artigo de revista
Resumo: Este artigo busca analisar a interface ocorrida entre as atividades de Inteligência e Operacionais em faixas de fronteira no contexto do programa V.I.G.I.A. O objetivo principal é a identificação dos processos disruptivos de criação e conversão do conhecimento existentes. Como objetivos acessórios, vislumbra-se a formalização acadêmica do programa e a identificação dos fluxos informacionais oriundos da adoção da metodologia F3EAD, notadamente os associados à interface entre atividades de Inteligência e operacionais em regiões de fronteiras e divisas. Metodologicamente, adota-se uma abordagem predominantemente qualitativa de caráter exploratório-explicativo, valendo-se de pesquisa bibliográfica-documental. Assim, busca-se evidenciar impactos do programa sobre a criminalidade organizada em termos financeiros, e empreende esforços no apontamento de um constructo doutrinário-legal na identificação dos fenômenos descritos. Conceitualmente, investiga-se elementos constituintes do programa V.I.G.I.A.; da metodologia F3EAD; das atividades de Inteligência e de Operações Especiais. Busca-se, ainda, um melhor entendimento informacional do programa, pela justaposição de teorias do conhecimento aos conceitos anteriores. Ao final, conclui-se pela existência de diretrizes capazes de integrar conhecimentos em nível tácito, viabilizando um assessoramento operacional oportuno e a formulação de uma identidade específica de fronteiras.
Palavras-chave: Políticas públicas
Operaciones
Metodologia F3EAD
Inteligência
Produção do conhecimento
Notas: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia.
Aparece nas coleções:Revista Brasileira de Ciências Policiais - RBCP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RBCP_N10_P355-394.pdf5.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.