Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/8140
Autor(es): Pujol, Sebastião Augusto de Camargo.
Título: Crimes que Afetam o Meio Ambiente - Fundamentos Biocêntricos na Interpretação do Direito Penal Ambiental
Título(s) alternativo(s): Crimes that Affect the Environment - Biocentric Foundations in the Interpretation of Environmental Criminal Law
Delitos que Afectan el Medio Ambiente - Fundamentos Biocéntricos en la Interpretación del Derecho Penal Ambiental
Data da publicação: 2022-05
Fonte de publicação: Revista brasileira de ciências policiais, v. 13, n. 9, p. 13-29, mai./ago. 2022
Editora: Academia Nacional de Polícia
Tipo: Artigo de revista
Resumo: Os crimes que afetam o meio ambiente constituem formas especiais de ilícitos penais. Por vezes são “crimes de rua” perpetrados por pessoas menos aquinhoadas. Também são denominados “crimes de colarinho azul” em alusão a suas raízes históricas vinculadas a operários norte-americanos que no início do século XX eram conhecidos como “blue-collars”. Nada obstante, os mandantes desses crimes, regra geral, detém poder econômico e/ou poder político e se posicionam na penumbra, quase invisíveis, organizando a empreitada criminosa de “colarinho branco”. Além disso a legislação penal brasileira os considera, majoritariamente, delitos de menor potencial ofensivo, sendo frequente que no processo de nomogênese jurídica sejam inseridos elementos normativos do tipo cuja significação jurídica depende de um juízo de valor. E também é usual a utilização da técnica legislativa das normas penais ou leis penais em branco. Tudo isso torno o trabalho de interpretação mais complexo, colocando luzes nas bases hermenêuticas de interpretação. Daí a razão do dossiê temática desta edição da R BCP girar em tor-no do Biocentrismo como meio termo entre o Antropocentrismo e o Ecocentrismo, de modo a realçar a natureza jurídica supra-individual e os interesses difusos ínsitos aos bens jurídicos tutelados pelo direito penal ambiental. O caráter interdisciplinar do direito ambiental enseja o contato com diversas áreas do conhecimento científico. Com isso avulta a diversidade dos temas dos artigos que integram esta edição cujas leituras permitem o contato com distintas comunidades epistêmicas. O fio condutor e ponto em comum é a interpretação dos ilícitos penais que impactam o meio ambiente na perspectiva do Biocentrismo.
Palavras-chave: Crimes ambientais
Antropocentrismo
Ecocentrismo
Biocentrismo
Notas: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia.
Aparece nas coleções:Revista Brasileira de Ciências Policiais - RBCP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RBCP_N9_P13-29.pdf2.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.