Browsing by Author Ferreira, Luís Henrique Costa.

Jump to: 0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
or enter first few letters:  
Showing results 1 to 3 of 3
Issue DateTitleResumeAuthor(s)
2015-01Avaliando resultados de ações de segurança públicaÉ usual nas avaliações dos resultados das ações em segurança pública efetuar medições nos comportamentos de variáveis escolhidas como indicadoras para serem analisadas em termos de conglomerados representados por territórios. Os dados são discutidos em relação ao território para avaliar se houve, ou não, um aumento da frequência da variável estudada e os resultados são avaliados comparando os obtidos para diversos territórios. Apesar de fácil aplicação e interpretação, sempre observei com desconfiança esse sistema, pois não concordo em comparar territórios sem considerar as características sociais, históricas e econômicas dos mesmos. É imprescindível que as características individuais de cada território sejam levadas em conta. Este trabalho apresenta um modelo para a comparação das ações contra a violência desenvolvidas em diversos territórios que leva em conta o comportamento histórico da variável indicadora escolhida e possibilita avaliações de desempenho e proficiência consistentes. A proposta do modelo desenvolvido é responder, considerando as características individuais dos territórios, qual deles apresentou um melhor resultado para variável criminal indicadora. Ou seja, indicar para médias e desvios padrões diferentes, em um mesmo intervalo de tempo, considerando uma determinada variável criminal, qual dos territórios apresentou um resultado relativamente melhor. E como todos os territórios podem ser classificados entre si.Ferreira, Luís Henrique Costa.
2021-01Polícias e homicídio: a partir de uma revisão de literaturaNão há como negar o atual impacto do homicídio na sociedade brasileira. Com o uso de revisão sistemática de literatura, este trabalho analisou 54 pesquisas referentes a homicídio para determinar os papéis das polícias brasileiras no controle do delito. Como resultados, concluiu-se que os artigos abordaram os seguintes temas: a droga e o homicídio; a família e o homicídio; a mulher e o homicídio; análises temporal e espacial do homicídio; fatores do homicídio; o jovem e o homicídio; o trânsito e o homicídio. Ademais, constatou-se que esse delito aparece como um fenômeno estrutural, e que os papéis das polícias no controle desse crime não são de agentes principais, mas sim de suporte para políticas públicas amplas.Ferreira, Luís Henrique Costa.
2018-07A Prestação do Serviço de Investigação Criminal: um estudo para a aplicação da gestão por processo - business process management (bpm)Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa aplicada que teve por objetivo entender o uso das técnicas de Gestão por Processo no gerenciamento da investigação criminal conduzida por uma delegacia de polícia judiciária. Para tanto a investigação criminal é vista como um Processo de Negócio. O local do estudo foi a Segunda Delegacia Territorial – 2ª DT, do Departamento de Polícia Metropolitana da estrutura da Polícia Civil do Estado da Bahia. O período de pesquisa foi do mês de janeiro do ano de 2017 até o mês de maio do ano de 2018. Para testar a hipótese da viabilidade da aplicação prática das técnicas de gestão por processo na investigação criminal e identificar as vantagens provenientes desse uso, foi utilizado o seguinte procedimento metodológico: a) concepção de um modelo para o procedimento de investigação de um delito selecionado; b) colocação do modelo de processo em uso prático, d) avaliação dos resultados obtidos e compara-los com a situação anterior. A conclusão aponta para vanta-gens significativas na implantação das técnicas de gestão por processo na administração da prestação do serviço de investigação criminal.Ferreira, Luís Henrique Costa.