Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/15820
Autor(es): Lamy, Guilherme Luis Hack.
Título: Revolução digital e pós-constitucionalização do direito civil: smart contracts e os limites da autonomia privada
Título(s) alternativo(s): Digital revolution and the post-constitutionalization of civil law: smart contracts and the limits of private autonomy
Data da publicação: 2025-04
Fonte de publicação: Revista de direito e as novas tecnologias. v. 8, n. 27, p. 187-201, abr./jun./2025
Editora: Revista dos Tribunais
Tipo: Artigo de revista
Resumo: Este trabalho analisa as implicações jurídicas dossmart contractsno direito civil pós constitucional, realizando revisão bibliográfica baseada nahermenêutica constitucionalatrelada àdogmática civil. O estudo, centrado nas relações provenientes da contemporaneidade, explora a automação contratual via blockchain, seus desafios e compatibilidade com os princípios civil-constitucionais, como a dignidade humana e a função social do contrato. Discute-se a validade jurídica, a possibilidade de resolução de conflitos e a necessidade de equilibrar inovação tecnológica com a proteção de direitos fundamentais. Conclui-se que os smart contracts devem se adequar ao ordenamento jurídico, sem abandonar os fundamentos constitucionais.
Palavras-chave: Automatização contratual
Autonomia privada
Blockchain
Contratos inteligentes
Pós-constitucionalização
Notas: Inclui notas bibliográficas e bibliografia
O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado exclusivamente a dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material.
Aparece nas coleções:Revista de Direito e as Novas Tecnologias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RDTec_N27_P187-201.pdf
  Restricted Access
872.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.