Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/2442
Autor(es): Nobre Júnior, Edilson Pereira.
Título: Divisão de poderes: entre o legislador e o juiz
Título(s) alternativo(s): Division of powers: between the judge and the legislator
Data da publicação: 2020-07
Editora: Revista dos Tribunais
Tipo: Artigo de revista
Resumo: O presente texto é elaborado a partir de observação sobre consequência provocada pela Constituição de 1988, a qual, apesar de ter patrocinado o ingresso da sociedade brasileira no paradigma do Estado constitucional, implicou uma crescente e excessiva busca do Judiciário pelos cidadãos e órgãos de defesa dos direitos coletivos e difusos. Objetiva-se visualizar, a partir da teoria da divisão de Poderes, as relações entre o juiz e a lei, de modo a evitar que este, na criação do Direito, ultrapasse os limites que lhe são impostos. Volta-se o texto a um olhar especial quanto aos limites que o juiz encontra nas situações onde o constituinte impôs reserva de lei, as quais, em sua maioria, justificam-se pela tutela de direitos fundamentais, notadamente dos direitos de liberdade.
Palavras-chave: Princípio da separação dos poderes
Juiz
Princípio da reserva legal
Notas: Fonte: Revista de direito administrativo, infraestrutura, regulação e compliance, v. 4, n. 14, p. 165-184, jul./set. 2020.
Aparece nas coleções:Revista de Direito Administrativo, Infraestrutura, Regulação e Compliance

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RDAI_N14_P165-184.pdf
  Restricted Access
191.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.