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dc.contributor.authorGiamundo Neto, Giuseppe.pt_BR
dc.date.accessioned2020-12-14T16:18:14Z-
dc.date.available2020-12-14T16:18:14Z-
dc.date.issued2020-07-
dc.identifier.urihttp://dspace.mj.gov.br/handle/1/2448-
dc.description.abstractA adoção, pelo Tribunal de Contas da União, de medida cautelar de retenção de pagamentos em contratos administrativos não encontra guarida na ordem constitucional. Reter pagamentos, ainda que parcialmente, nada mais é do que sustar a execução financeira do contrato. E a competência originária para sustar contrato administrativo é do Congresso Nacional (CF, art. 71, § 1º). Compelir o particular contratado a executar o mesmo escopo físico por uma contraprestação financeira inferior à que se obrigou ao apresentar sua proposta e se sagrar vencedor do certame licitatório fere, ainda, o art. 37, XXI, da Constituição Federal, que assegura a manutenção das condições efetivas da proposta apresentada. Por este fundamento, aliás, sequer o Congresso Nacional teria competência para sustar parcialmente a execução financeira do contrato (como é o caso das retenções). A ele somente cabe sustar o contrato em sua integralidade, nas dimensões física e financeira conjuntamente.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista dos Tribunaispt_BR
dc.subjectTribunal de Contas da União (TCU)pt_BR
dc.subjectCompetência constitucionalpt_BR
dc.subjectMedida cautelarpt_BR
dc.subjectConsórcio administrativopt_BR
dc.titleO tribunal de contas e a ausência de competência para determinar retenção de pagamentos em contratos administrativospt_BR
dc.title.alternativeThe federal court of accounts and his non-competence to determine retention of payments in administrative contractspt_BR
dc.typeArtigo de revistapt_BR
dc.description.otherFonte: Revista de direito administrativo, infraestrutura, regulação e compliance, v. 4, n. 14, p. 341-358, jul./set. 2020.pt_BR
Appears in Collections:Revista de Direito Administrativo, Infraestrutura, Regulação e Compliance

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