Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/2450
Autor(es): Fernandes, Felipe Gonçalves.
Título: Comentários ao julgamento dos embargos de declaração no recurso extraordinário 589.998: dispensa sem justa causa de empregados de empresas estatais
Título(s) alternativo(s): Comments on the judgment on the motion for clarification in extraordinary appeal 589,998: dismissal without just cause for employees of state-owned companies
Data da publicação: 2020-07
Editora: Revista dos Tribunais
Tipo: Artigo de revista
Resumo: O presente trabalho se presta a analisar o teor do julgamento dos Embargos de Declaração apresentados no bojo do Recurso Extraordinário 589.998, pelo qual o Supremo Tribunal Federal limitou o dever de motivar a dispensa sem justa causa de empregados à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, o que causou alguma celeuma na doutrina pátria. Analisamos o contexto no qual fora proferida a decisão para concluir que, não obstante o acórdão em questão ter sido proferido em sentido restritivo, o dever de motivar os atos emanados do Poder Público remanesce em relação às demais empresas estatais, mesmo não tendo sido englobadas na decisão sob análise.
Palavras-chave: Empresa estatal
Dispensa sem justa causa
Empregado
Notas: Fonte: Revista de direito administrativo, infraestrutura, regulação e compliance, v. 4, n. 14, p. 385-393, jul./set. 2020.
Aparece nas coleções:Revista de Direito Administrativo, Infraestrutura, Regulação e Compliance

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RDAI_N14_P385-393.pdf
  Restricted Access
135.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.