Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/2632
Autor(es): Nakamura, André Luiz dos Santos.
Título: Revisitando o instituto do tombamento
Título(s) alternativo(s): Reviewing the historical record
Data da publicação: 2021-01
Fonte de publicação: Revista dos Tribunais, v. 110, n. 1023, p. 21-36, jan. 2021
Editora: Revista dos tribunais
Tipo: Artigo de revista
Resumo: Necessidade de revisão do instituto do tombamento. Disciplina legal anterior à vigente Constituição Federal. Entendimentos doutrinários e jurisprudenciais atuais. Análise das principais questões referentes ao tombamento. Competência comum dos entes federativos para o tombamento. O fundamento jurídico do tombamento é a função social da propriedade. O tombamento é ato vinculado, desde que presentes os interesses culturais que justificam a restrição do bem a ser protegido. Ausência do direito do proprietário do bem tombado à indenização em razão do tombamento, salvo se comprovado prejuízo. O tombamento não pode se destinar a substituir as medidas urbanísticas de competência do município.
Palavras-chave: Tombamento
Patrimônio cultural
Função social da propriedade
Direito de propriedade
Notas: Inclui notas bibliográficas e bibliografia. Texto em português; resumos em português e inglês. O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado à dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material.
Aparece nas coleções:Revista dos Tribunais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RT_N1023_P21-36.pdf
  Restricted Access
187.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.