Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/2844
Autor(es): Souza, Artur César de.
Souza, João Henrique Tatibana de.
Título: Análise de decisão do Superior Tribunal de Justiça que teve por fundamento o non liquet (Pedido de Suspensão de Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas 13-RS)
Título(s) alternativo(s): Analysis of the decision of the Superior Court of Justice based on the non liquet
Data da publicação: 2021-02
Fonte de publicação: Revista de processo, v. 46, n. 312, p. 447-470, fev. 2021.
Editora: Revista dos Tribunais
Tipo: Artigo de revista
Resumo: A Constituição Federal, art. 5º, inc. XXXV, e o novo Código de Processo Civil, art. 140, estabelecem a obrigatoriedade do exercício da atividade jurisdicional, no sentido de que o juiz não se exime de decidir sob a alegação de lacuna ou obscuridade do ordenamento jurídico. O Superior Tribunal de Justiça, porém, no Pedido de Suspensão de Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas 13-RS, em que pese tenha julgado improcedente o pedido formulado, o fundamento apresentado insere-se na perspectiva do non liquet. O presente trabalho tem por finalidade analisar os fundamentos da decisão proferida pelo Superior Tribunal de Justiça, tendo por problematização específica a proibição do non liquet.
Palavras-chave: Decisão judicial
Incidente de resolução de demandas repetitivas
Superior Tribunal de Justiça (STJ)
Jurisprudência
Notas: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia. Texto em português; resumos em português e inglês. O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado exclusivamente à dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material.
Aparece nas coleções:Revista de Processo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RePro_N312_P447-470.pdf
  Restricted Access
208.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.