Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/2927
Autor : Almeida, Rodrigo Bilieri de.
Título : Ensino religioso nas escolas públicas: uma análise comparada das jurisprudências supremas em Portugal e no Brasil
Otros títulos : Religious education in public schools: a comparative analysis of Supreme Courts’ jurisprudences in Portugal and Brazil
Fecha de publicación : 2021-01
metadata.dc.publisher.source: Revista de direito constitucional e internacional, v. 29, n. 123, p. 193-204, jan./fev. 2021.
Editorial : Revista dos Tribunais
metadata.dc.type: Artigo de revista
Resumen : O presente trabalho se destina a sintetizar as jurisprudências das Cortes Constitucionais portuguesa e brasileira no enfrentamento da situação-problema da (in)constitucionalidade do ensino religioso nas escolas públicas. Objetiva-se analisar se os dois países, semelhantes no panorama geral do Estado e na cultura tradicionalmente cristã, concluem de forma análoga ou diversa sobre a (in)constitucionalidade da medida. O método é de Direito Comparado. A pesquisa é qualitativa, básica, explicativa e bibliográfica.
Palabras clave : Supremo Tribunal Federal (STF)
Educação religiosa
Aspectos constitucionais
Jurisprudência
Direito comparado
Portugal
Tribunal constitucional
Escola pública
metadata.dc.description.other: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia. Texto em português; resumos em português e inglês. O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado exclusivamente à dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material.
Aparece en las colecciones: REVISTA DE DIREITO CONSTITUCIONAL E INTERNACIONAL

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RDCI_N123_P193-204.pdf
  Restricted Access
156.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.