Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/3103
Autor : Oliveira Filho, Reinaldo Rodrigues de.
Título : Atuação proativa do Ministério Público nas demandas repetitivas : a resolutividade como exigência de legitimação institucional
Otros títulos : Proactive performance of the Public Ministry in repetitive demands : resoluteness as a requirement for institutional legitmation
Fecha de publicación : 2020-11
metadata.dc.publisher.source: Revista de direito constitucional e internacional, v. 28, n. 122, p. 249-270, nov./dez. 2020.
Editorial : Revista dos Tribunais
metadata.dc.type: Artigo de revista
Resumen : O artigo faz uma abordagem sobre o desempenho dos membros do Ministério Público brasileiro nos processos judiciais caracterizados por uma forte litigiosidade repetitiva (art. 928 do CPC). A partir do desenho institucional conferido pela Constituição da República de 1988, são feitas reflexões voltadas a aquilatar a efetividade ou não do papel exercido por órgãos e unidades ministeriais no contexto decisório padronizante implementado pelo Código de Processo Civil de 2015. Para tanto, busca-se no presente trabalho demonstrar que o Ministério Público passa por um momento decisivo e necessário de remodelagem em suas finalidades institucionais, notadamente na atuação vinculada ao universo da prestação jurisdicional civil. Nessa linha, pretende-se evidenciar que a adoção de um perfil resolutivo e proativo dos membros do Ministério Público brasileiro, para além de exigência a viabilizar a efetiva defesa da ordem jurídica processual, contribuirá para uma melhoria da prestação da tutela jurisdicional nos litígios com forte carga de repetitividade. Com intuito de enriquecer e corroborar os argumentos propostos, são colacionados dados concernentes ao processamento de casos repetitivos em diversas Cortes de Justiça do País, bem como no Conselho Nacional de Justiça e no Conselho Nacional do Ministério Público.
Palabras clave : Ministério público
Ministério público (atuação)
Incidente de resolução de demandas repetitivas
Decisão judicial
metadata.dc.description.other: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia. Texto em português; resumos em português e inglês. O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado exclusivamente à dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material.
Aparece en las colecciones: REVISTA DE DIREITO CONSTITUCIONAL E INTERNACIONAL

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RDCI_N122_P249-270.pdf
  Restricted Access
223.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.