Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/3671
Autor(es): Góes, Maurício de Carvalho.
Horta, Denise de Oliveira.
Título: Processo coletivo do trabalho e adequada representação : a tutela de direitos coletivos dos trabalhadores pelos sindicatos
Título(s) alternativo(s): Labor class action procedure and adequacy of representation : the ward of worker’s collective rights by trade unions
Data da publicação: 2021-03
Fonte de publicação: Revista de Direito do Trabalho e Seguridade Social, v. 47, n. 216, p. 185-213, mar./abr. 2021.
Editora: Revista dos Tribunais
Tipo: Artigo de revista
Resumo: O artigo versa sobre as ações coletivas e tem como objetivo aprofundar o estudo da atuação dos sindicatos na promoção desse tipo de ação na seara trabalhista. O problema a ser enfrentado é: no atual contexto jurídico brasileiro, é possível um controle de representação adequada dos sindicatos no processo coletivo do trabalho? O método de abordagem utilizado é o método dedutivo, partindo do universo das ações coletivas em geral, para chegar às especificidades das ações coletivas trabalhistas. Como métodos de procedimento, utilizam-se o comparativo e o monográfico. Por fim, os métodos de interpretação empregados são o sistemático e o sociológico. O estudo conclui que, embora a legitimação extraordinária dos sindicatos encontre guarida constitucional, esta não lhes confere a garantia de adequada representação da coletividade de trabalhadores.
Palavras-chave: Ação coletiva
Sindicato
Devido processo legal
Representação processual
Substituição processual
Notas: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia. Texto em português; resumos em português e inglês. O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado a dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material.
Aparece nas coleções:Revista de Direito do Trabalho e Seguridade Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RDT-N216_P185-213.pdf
  Restricted Access
49.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.