Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/5263
Autor : Witzel, Karla de Lima
Título : A Importância do Controle da Hipertensão Arterial Sistêmica na Prevenção de Doenças Cardiovasculares Entre os Detentos da Penitenciária Dr. Paulo Luciano De Campos – Município De Avaré
Fecha de publicación : 2014
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso - ESPEN
Resumen : Este projeto tem por objetivo analisar a frequência da patologia hipertensão arterial dentre os detentos da Penitenciária Dr. Paulo Luciano de Campos. A maior incidência de indivíduos portadores de hipertensão arterial é obesa e tem como consequência o desenvolvimento de doenças cardiovasculares descritos na literatura. Devido à população carcerária no Brasil estar apresentando um crescimento constante, e de acordo com os dados do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), a população carcerária do país era de 451.000 em 2008 e passou para 548.000 até dezembro de 2013, torna-se um problema de saúde pública. A metodologia utilizada será aplicar instrumentos de coleta de dados para verificar perfil epidemiológico e realizar uma proposta de intervenção no problema hipertensão relacionada aos aspectos psicológicos e emocionais, através de programas dentro do presídio.
Palabras clave : Assistência na Execução Penal
Hipertensão Arterial Sistêmica
Saúde no Sistema Penitenciário
Sistema Único de Saúde (SUS)
metadata.dc.description.other: Inclui notas explicativas, bibliográficas e fontes adicionais indicadas pelo editor. Texto em português. O acesso aos artigos da ESPEN é público. Compete a Escola Nacional de Serviços Penais disponibilizar itens relacionados à temática penal na Biblioteca Digital, sendo que a curadoria digital é homologada pela Biblioteca do MJSP.
metadata.dc.description.physical: 20 p.
Aparece en las colecciones: Assistências na Execução Penal



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.