Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/5263
Autor(es): Witzel, Karla de Lima
Título: A Importância do Controle da Hipertensão Arterial Sistêmica na Prevenção de Doenças Cardiovasculares Entre os Detentos da Penitenciária Dr. Paulo Luciano De Campos – Município De Avaré
Data da publicação: 2014
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - ESPEN
Resumo: Este projeto tem por objetivo analisar a frequência da patologia hipertensão arterial dentre os detentos da Penitenciária Dr. Paulo Luciano de Campos. A maior incidência de indivíduos portadores de hipertensão arterial é obesa e tem como consequência o desenvolvimento de doenças cardiovasculares descritos na literatura. Devido à população carcerária no Brasil estar apresentando um crescimento constante, e de acordo com os dados do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), a população carcerária do país era de 451.000 em 2008 e passou para 548.000 até dezembro de 2013, torna-se um problema de saúde pública. A metodologia utilizada será aplicar instrumentos de coleta de dados para verificar perfil epidemiológico e realizar uma proposta de intervenção no problema hipertensão relacionada aos aspectos psicológicos e emocionais, através de programas dentro do presídio.
Palavras-chave: Assistência na Execução Penal
Hipertensão Arterial Sistêmica
Saúde no Sistema Penitenciário
Sistema Único de Saúde (SUS)
Notas: Inclui notas explicativas, bibliográficas e fontes adicionais indicadas pelo editor. Texto em português. O acesso aos artigos da ESPEN é público. Compete a Escola Nacional de Serviços Penais disponibilizar itens relacionados à temática penal na Biblioteca Digital, sendo que a curadoria digital é homologada pela Biblioteca do MJSP.
Descrição fisica: 20 p.
Aparece nas coleções:Assistências na Execução Penal



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.