Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/5398
Autor(es): Leite, Fabiana de Lima
Título: Manual de gestão para alternativas penais: práticas de justiça restaurativa
Data da publicação: 2017
Fonte de publicação: DEPEN - Departamento Penitenciário Nacional
Tipo: Manual - ESPEN
Resumo: Nesta publicação apresentamos um modelo de gestão para práticas de Justiça Restaurativa no Brasil via Central Integrada de Alternativas Penais ou a partir de iniciativas da sociedade civil, em parceria com o Sistema de Justiça. Agregamos histórico e metodologias para práticas de Justiça Restaurativa, bem como os entraves e aberturas que a legislação confere para o seu desenvolvimento. Este modelo de gestão para práticas de Justiça Restaurativa se pauta pela necessidade de uma nova pactuação federativa e integral do Sistema de Justiça pela redução do encarceramento e criação de mecanismos que favoreçam a resolução de conflitos pela comunidade afetada, a partir da construção de redes e estruturas que agreguem metodologias e equipes qualificadas para o desenvolvimento de práticas de Justiça Restaurativa, baseadas em princípios que são apresentados nesta publicação.
Palavras-chave: Alternativas Penais
Modelo de Gestão
Justiça Restaurativa
Desencarceramento
Notas: Inclui notas explicativas, bibliográficas e fontes adicionais indicadas pelo editor. Texto em português. O acesso aos artigos da ESPEN é público. Compete a Escola Nacional de Serviços Penais disponibilizar itens relacionados à temática penal na Biblioteca Digital, sendo que a curadoria digital é homologada pela Biblioteca do MJSP.
Descrição fisica: 146 p.
Aparece nas coleções:Alternativas Penais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
prticasdejustiarestaurativas.pdf2.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.