Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/5400
Authors: Leite, Fabiana de Lima
Title: Planos educacionais para alternativas penais
Issue Date: 2016
metadata.dc.publisher.source: DEPEN - Departamento Penitenciário Nacional
metadata.dc.type: Manual - ESPEN
Abstract: O processo formativo considera a importância de contextualização do campo das alternativas penais a partir de uma análise crítica à política penal brasileira; passa pelo conhecimento das instituições que compõe o sistema de alternativas penais, suas responsabilidades e a estruturação de uma Central Integrada de Alternativas Penais; e apresenta as especificidades formativas para o acompanhamento a cada um dos tipos de alternativas penais, considerando a necessidade de uma intervenção penal mínima, desencarceradora e restaurativa; a dignidade, liberdade e protagonismo das pessoas em alternativas penais; a ação integrada entre entes federativos, sistema de justiça e comunidade para o desencarceramento. O Plano educacional que apresentamos está baseado na metodologia de desenvolvimento de competências e possibilita que em momento oportuno sejam detalhadas atividades formativas considerando-se as especificidades das regiões, comarcas e Centrais Integradas de Alternativas Penais.
Keywords: Alternativas Penais
Modelo de Gestão
Planos Educacionais
Desenvolvimento de Competências
Centrais Integradas de Alternativas Penais
metadata.dc.description.other: Inclui notas explicativas, bibliográficas e fontes adicionais indicadas pelo editor. Texto em português. O acesso aos artigos da ESPEN é público. Compete a Escola Nacional de Serviços Penais disponibilizar itens relacionados à temática penal na Biblioteca Digital, sendo que a curadoria digital é homologada pela Biblioteca do MJSP.
metadata.dc.description.physical: 66 p.
Appears in Collections:Alternativas Penais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
planoseducacionaisparaalternativaspenais.pdf834.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.