Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/6127
Autor(es): Medeiros, Frederico Batista dos Santos.
Título: Imunidade tributária dos templos de qualquer culto: contornos e abrangência
Título(s) alternativo(s): Tax immunity of temples of any cult: contours and scope
Data da publicação: 2020-07
Fonte de publicação: Revista de direito tributário contemporâneo, v. 5, n. 25, p. 37-83, jul/ago. 2020
Editora: Revista dos Tribunais
Tipo: Artigo de revista
Resumo: O presente artigo discorre sobre a imunidade tributária dos templos de qualquer culto prevista na atual Constituição Federal, a fim de delimitar o seu alcance em relação ao patrimônio pertencente a entidades religiosas e quais destas poderiam ser beneficiadas pela norma imunizante a partir da visão doutrinária e jurisprudencial. Para melhor entender o seu alcance em relação aos patrimônios pertencentes à entidade religiosa, e quais podem assim ser consideradas para usufruto da benesse constitucional, analisamos a origem e todas as evoluções dessa modalidade de imunidade tributária atribuída pelas constituições brasileiras aos templos religiosos, uma vez que os entendimentos sobre o seu alcance variaram ao longo das décadas, de acordo com os respectivos valores sociais existentes em cada época.
Palavras-chave: Imunidade tributária
Templos de qualquer culto
Abrangência
Notas: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia. Texto em português. Resumos em português e inglês. “O acesso aos artigos da Editora Revista dos Tribunais é destinado exclusivamente a dar suporte aos colaboradores do MJSP no exercício de suas funções. Não é permitido ceder este material para terceiros que não trabalhem no MJSP. Não é permitido comercializar este material.”
Aparece nas coleções:Revista de Direito Tributário contemporâneo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RDTC_N25_P37-83.pdf285.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.