Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.mj.gov.br/handle/1/7728| Authors: | Cardoso, Luciano D´Escragnolle. |
| Title: | Processos de mentoring e shadowing como ferramentas de gestão do conhecimento para a socialização de novos servidores no Departamento de Polícia Federal |
| Issue Date: | 2012-01 |
| metadata.dc.publisher.source: | Revista brasileira de ciências policiais, v. 3, n. 1, p. 75-101, jan./jun. 2012 |
| Publisher: | Academia Nacional de Polícia |
| metadata.dc.type: | Artigo de revista |
| Abstract: | O propósito deste artigo é investigar as principais dificuldades de socialização organizacional enfrentadas por servidores recém-empossados no Departamento de Polícia Federal, com o objetivo de apontar a possibilidade de utilização dos processos de mentoring e shadowing como ferramentas de gestão do conhecimento orientadas à aprendizagem organizacional, atuando através do compartilhamento sistematizado de experiências e do incentivo à socialização de conhecimentos entre antigos e novos servidores. Para tanto, apresenta o resultado de uma pesquisa qualitativa introdutória ao tema realizada através de entrevistas com servidores policiais empossados no órgão a partir do concurso público realizado no ano de 2004, visando apontar as dificuldades mais comuns de socialização (ambientação) por estes vivenciadas, e como os processos de mentoring e shadowing podem contribuir para a redução das barreiras enfrentadas pelos servidores entrantes no órgão, bem como atuar na disseminação da cultura interna de aprendizagem e gestão de conhecimento, agregando os conhecimentos produzidos como um incremento à memória organizacional. |
| Keywords: | Socialização Pesquisa Comportamento organizacional Gestão do conhecimento |
| metadata.dc.description.other: | Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia. |
| Appears in Collections: | Revista Brasileira de Ciências Policiais - RBCP |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| RBCP_N3_P75-101.pdf | 4.53 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.