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Autor(es): Cardoso, Luciano D´Escragnolle.
Título: Processos de mentoring e shadowing como ferramentas de gestão do conhecimento para a socialização de novos servidores no Departamento de Polícia Federal
Data da publicação: 2012-01
Fonte de publicação: Revista brasileira de ciências policiais, v. 3, n. 1, p. 75-101, jan./jun. 2012
Editora: Academia Nacional de Polícia
Tipo: Artigo de revista
Resumo: O propósito deste artigo é investigar as principais dificuldades de socialização organizacional enfrentadas por servidores recém-empossados no Departamento de Polícia Federal, com o objetivo de apontar a possibilidade de utilização dos processos de mentoring e shadowing como ferramentas de gestão do conhecimento orientadas à aprendizagem organizacional, atuando através do compartilhamento sistematizado de experiências e do incentivo à socialização de conhecimentos entre antigos e novos servidores. Para tanto, apresenta o resultado de uma pesquisa qualitativa introdutória ao tema realizada através de entrevistas com servidores policiais empossados no órgão a partir do concurso público realizado no ano de 2004, visando apontar as dificuldades mais comuns de socialização (ambientação) por estes vivenciadas, e como os processos de mentoring e shadowing podem contribuir para a redução das barreiras enfrentadas pelos servidores entrantes no órgão, bem como atuar na disseminação da cultura interna de aprendizagem e gestão de conhecimento, agregando os conhecimentos produzidos como um incremento à memória organizacional.
Palavras-chave: Socialização
Pesquisa
Comportamento organizacional
Gestão do conhecimento
Notas: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia.
Aparece nas coleções:Revista Brasileira de Ciências Policiais - RBCP

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