Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/8084
Autor(es): Minervino, Aline Costa.
Título: Projeto de coleta de amostra de condenados: interação nacional e cumprimento legal em prol da justiça
Título(s) alternativo(s): Convict sample collection project: national interaction and legal compliance in favor of justice
Proyecto de recolección de muestras de convictos: interacción nacional y cumplimiento legal a favor de la justicia
Data da publicação: 2022-03
Fonte de publicação: Revista brasileira de ciências policiais, v. 13, n. 8, p. 53-70, mar. 2022
Editora: Academia Nacional de Polícia
Tipo: Artigo de revista
Resumo: A legislação brasileira determina que condenados por crime doloso praticado com violência grave contra a pessoa, bem como por crime contra a vida, contra a liberdade sexual ou por crime sexual contra vulnerável devem, obrigatoriamente, ser identificados pelo perfil genético. Em 2017, cinco anos após o surgimento da previsão legal, pouco mais de dois mil condenados tinham seus perfis inseridos no Banco Nacional de Perfis Genéticos. Ademais, estes eram oriundos de apenas dez unidades da federação; por-tanto, a maioria dos estados brasileiros não vinham cadastramento os perfis genéticos de condenados. Com o objetivo de execução do cumprimento da legislação brasileira aplicada à identificação criminal pelo perfil genético por todas as unidades da federa-ção, bem como para o fortalecimento da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos como ferramenta de auxílio para apuração criminal e para a instrução processual, surge o Projeto de Coleta de Amostra de Condenados. O Projeto, desenvolvido e executado nos anos de 2018 e 2019, contou com a participação de todas as unidades da federação e resultou no expressivo crescimento (2.897%) da inserção de perfis genéticos de condenados (2.008 em 28 de novembro de 2017 comparado a 60.184 em 31 de dezembro de 2019). O aumento expressivo de inserção de perfis genéticos de indivíduos identificados criminalmente resultou em maior efetividade dos bancos de perfis genéticos como ferramenta para o auxílio de investigações. No período de dois anos, as coincidências (matches) observadas na R IBPG cresceram 277% (376 em 28 de novembro de 2017 comparado a 1.418 em 28 de novembro de 2019).
Palavras-chave: Banco perfis genéticos
Ferramenta de investigação
Identificação criminal
RIBPG
Notas: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia.
Aparece nas coleções:Revista Brasileira de Ciências Policiais - RBCP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RBCP_N8_P53-70.pdf2.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.