Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/8127
Autor(es): Rodrigues, Patrícia Pacheco.
Título: A mediação policial conduzida por Delegado de Polícia na solução dos conflitos decorrentes da prática de crimes de menor potencial ofensivo
Título(s) alternativo(s): Police mediation conducted by a Police Chief in the solution of conflicts arising from the practice of smaller crimes.
Mediación policial realizada por Comissario de Policía en la solución de conflictos derivados de delitos menos graves o delitos leves.
Data da publicação: 2022-09
Fonte de publicação: Revista brasileira de ciências policiais, v. 13, n. 10, p. 311-353, set./dez. 2022
Editora: Academia Nacional de Polícia
Tipo: Artigo de revista
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar a Polícia Civil para além de suas atribuições constitucionais, que são de Polícia Judiciária, como órgão responsável por parcela da segurança da população, destacando relevância a função realizada a frente dos Núcleos Especiais Criminais, que são órgãos especializados da Polícia Civil de São Paulo. Justifica-se a escolha institucional, dado que, além de desenvolver suas atividades na mais estrita observância dos direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal, também vem buscando a pacificação social, e demonstrando a sua importância em promover a solução de conflitos de interesses, decorrentes de crimes de menor potencial ofensivo, cuja ação penal seja condicionada à representação ou de iniciativa privada. No presente artigo, também se explicita a proposta de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6.251/SP, contra o Decreto n.º 61.974/16 do Governo do Estado de São Paulo que criou os Núcleos Especiais Criminais e a Central de Núcleos Especiais Criminais no âmbito dos departamentos de Polícia Judiciária, que ainda está pendente de julgamento. Utiliza-se o método dedutivo e a pesquisa documental, para concluir pela constitucionalidade do Decreto, de mais essa essencial atividade policial, assim necessário o julgamento no sentido da improcedência da ação, bem como que se proponha um convênio de mútua cooperação para aprimorar as atividades relacionadas ao exercício da mediação policial pela Polícia Civil.
Palavras-chave: Ação direta de inconstitucionalidade
Constitucionalidade do CE-JUSC e NECR IM
Polícia civil
Mediação policial
Notas: Inclui notas explicativas, bibliográficas e bibliografia.
Aparece nas coleções:Revista Brasileira de Ciências Policiais - RBCP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RBCP_N10_P311-353.pdf5.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.