Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/8596
Autor : Everson Rodrigues de Castro
Título : O "Caso Urso Branco" no webjornalismo: reflexões sobre violência, imprensa e direitos humanos em Rondônia.
Fecha de publicación : 2016-09-18
metadata.dc.type: TCC - SUSP
Resumen : O presente trabalho monográfico tem por escopo analisar como as representações das rebeliões de 2002 e 2004 dentro do Presídio “Urso Branco” no Estado de Rondônia, estudadas através das notícias vinculadas nos webjornais Folha de São Paulo e Rondônia Ao Vivo podem ter de um lado contribuído para a construção social do cárcere em Rondônia, bem como de outro influenciado nas práticas de violações de direitos humanos dos presos recolhidos naquela Unidade Prisional na Amazônia. Discute também como se articularam os primeiros sistemas punitivos modernos no Ocidente desde o Medievo até o século XVIII, e assim passando pelos modelos prisionais que foram importados dos EUA e países europeus para a América Latina e principalmente para o Brasil. Nesta perspectiva, revisa o contexto histórico que influenciou a construção da Casa de Detenção José Mário Alves “Urso Branco” em Rondônia e por último relaciona-a as representações no webjornalismo sobre a cobertura das rebeliões citadas a partir da noção de espetacularização do crime e da violência.
Palabras clave : Caso Urso Branco
Webjornalismo
Rebeliões
Rondônia
Sistemas punitivos
metadata.dc.description.other: Inclui notas explicativas, bibliográficas e fontes adicionais indicadas pelo editor. Texto em português. O acesso aos artigos do SUSP é público. Compete a Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública - Segen disponibilizar itens relacionados à temática técnica e científica das instituições do Susp na Biblioteca Digital, sendo a curadoria digital homologada pela Biblioteca do MJSP.
metadata.dc.description.physical: 65 p.
Aparece en las colecciones: BIBLIOTECA DIGITAL DO SUSP



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.