Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.mj.gov.br/handle/1/8596
Autor(es): Everson Rodrigues de Castro
Título: O "Caso Urso Branco" no webjornalismo: reflexões sobre violência, imprensa e direitos humanos em Rondônia.
Data da publicação: 2016-09-18
Tipo: TCC - SUSP
Resumo: O presente trabalho monográfico tem por escopo analisar como as representações das rebeliões de 2002 e 2004 dentro do Presídio “Urso Branco” no Estado de Rondônia, estudadas através das notícias vinculadas nos webjornais Folha de São Paulo e Rondônia Ao Vivo podem ter de um lado contribuído para a construção social do cárcere em Rondônia, bem como de outro influenciado nas práticas de violações de direitos humanos dos presos recolhidos naquela Unidade Prisional na Amazônia. Discute também como se articularam os primeiros sistemas punitivos modernos no Ocidente desde o Medievo até o século XVIII, e assim passando pelos modelos prisionais que foram importados dos EUA e países europeus para a América Latina e principalmente para o Brasil. Nesta perspectiva, revisa o contexto histórico que influenciou a construção da Casa de Detenção José Mário Alves “Urso Branco” em Rondônia e por último relaciona-a as representações no webjornalismo sobre a cobertura das rebeliões citadas a partir da noção de espetacularização do crime e da violência.
Palavras-chave: Caso Urso Branco
Webjornalismo
Rebeliões
Rondônia
Sistemas punitivos
Notas: Inclui notas explicativas, bibliográficas e fontes adicionais indicadas pelo editor. Texto em português. O acesso aos artigos do SUSP é público. Compete a Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública - Segen disponibilizar itens relacionados à temática técnica e científica das instituições do Susp na Biblioteca Digital, sendo a curadoria digital homologada pela Biblioteca do MJSP.
Descrição fisica: 65 p.
Aparece nas coleções:BIBLIOTECA DIGITAL DO SUSP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O Caso Urso Branco no webjornalismo - reflexões sobre violência, imprensa e direitos humanos em Rondônia..pdf1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.