Browsing by Author Beato, Cláudio.

Jump to: 0-9 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
or enter first few letters:  
Showing results 1 to 4 of 4
Issue DateTitleResumeAuthor(s)
2003Arquitetura institucional do Sistema Único de Segurança PúblicaEm janeiro de 2003, a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça passou a implantar as propostas apresentadas no Plano Nacional de Segurança Pública, que haviam sido submetidas à apreciação da sociedade brasileira, em 2001 e 2002. O Plano Nacional prevê seis linhas de intervenção: ações preventivas; qualificação da formação policial; modernização da gestão do conhecimento; reorganização institucional; valorização da perícia e valorização do controle externo para o cumprimento de sua missão constitucional, das instituições da segurança pública, qual seja: a contenção - por meios estritamente legais e conformes aos direitos humanos- da criminalidade e da violência.Lessa, Renato;; Bandeira, Antônio Rangel,; Fecchio, Firmino;; Mota, Marília;; Tavares, José Vicente;; Beato, Cláudio.; Guindani, Mirian;; Neto, Paulo Mesquita;; Lemgruber, Julita.
2002Das políticas de segurança pública às políticas públicas de segurançaA crise atual da gestão penal repressiva da segurança suscita reflexão sobre novas estratégias capazes de responder à demanda social por segurança, sem o recurso exclusivo ao sistema de justiça criminal.Coltro, Antonio Carlos Mathias;; Freitas, Antonio Rodrigo;; Beato, Cláudio.; Carranza, Elias;; Marques, João Benedicto de Azevedo;; Campos, Joaquim Pedro Vilaça de Souza;; Zacchi, José Marcelo;; Nalini, José Renato;; Bierrenbach, Maria Ignes;; Moura, Maria Tereza Rocha de Assis;; Limongi, Mario de Magalhães Papaterra;; Vieira, Oscar Vilhena;; Neto, Ricardo Carrara;; Delmanto, Roberto.
2006Estratégia organizacional de policiamento comunitário nas cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e VitóriaA emergência do contexto democrático brasileiro tem atuado como motivadora para que as organizações policiais sofram significativas alterações em sua estrutura burocrática convencional. As justificativas para essas pressões encontram-se, em primeiro lugar, no questionamento sobre a eficácia policial para o combate à criminalidade. De acordo com esta perspectiva, o modelo tradicional de policiamento não tem sido capazde alcançar a complexidade dos problemas diante dos quais se encontra.Beato, Cláudio.; Marinho, Karina Rabelo Leite.
2006Estudos exploratórios que visam analisar dinâmicas, padrões estatístico espaciais e fatores explicativos da incidência de roubos, com ênfase nos roubos a "transeunte", em "transporte público", "de veículos" e "de cargas" e recomendar estratégias de prevenção para atuação dos órgãos de justiça criminal e segurança pública"Este trabalho discutirá a aplicação da Teoria das Oportunidades na análise das taxas de criminalidade. Para tal, ele organizará uma base de dados pontuais geoprocessados sobre crimes violentos na cidade de Belo Horizonte. Em particular, serão discutidas hipóteses que buscam explicar taxas de criminalidade em referência a indicadores de desigualdade, ou carência de serviços básicos providos pelo Estado. Serão utilizados índices de criminalidade violenta coletados para todos os setores censitários da cidade.Beato, Cláudio.